Waltercio Caldas ganha retrospectiva em museu no Texas

Blanton Museum of Art, em Austin, traz mais de 70 obras de Waltercio Caldas, um dos principais nomes brasileiros da arte contemporânea

A leveza dos materiais atrai em um primeiro contato. Depois, conquista a atenção com os múltiplos significados implícitos em cada obra. Na trajetória de quatro décadas, Waltercio Caldas consagrou-se como um dos principais nomes brasileiros da arte contemporânea. Hoje, está em acervos de grandes museus, como o MoMA, em Nova York. Após ganhar uma retrospectiva de suas principais obras (entitulada Waltercio Caldas: O Ar Mais Próximo e Outras Matérias) entre setembro e novembro de 2012 na Fundação Iberê Camargo, em Porto Alegre, depois na Pinacoteca do Estado de São Paulo, de fevereiro a abril de 2013, a mostra chega ao Blanton Museum of Art, em Austin, no Texas.

“The Nearest Air: A Survey of Works” fica em cartaz entre até janeiro de 2014 e traz mais de 70 objetos e instalações do artista, emprestadas de colecionadores públicos e privados do Brasil e Estados Unidos, selecionadas pelo curador Gabriel Pérez-Barreiro. 

Desde seu início na arte, nos anos 1960, Caldas procura desafiar o olhar de quem aprecia suas concepções, que em cada novo espaço ganham interpretações únicas. “Busco passar a suspeita desafiadora de que o mundo se faz a cada instante, a cada gesto, a cada olhar. Estamos sempre diante do desconhecido e os objetos de arte parecem saber disso melhor do que nós”, comenta.

The Nearest Air: A Survey of Works

Quando: 27 de outubro a 19 de janeiro

Onde: Blanton Museum of Art – The University of Texas at Austin 200 E. Martin Luther King Jr. Blvd.Austin, Texas 78701

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s