Relembrando Zaha Hadid, primeira mulher ganhadora do Pritzker

Zaha Hadid (1950-2016) foi a primeira mulher a ganhar dois grandes prêmios de arquitetura: o Pritzker e a medalha de ouro do RIBA

zaha-Casa

A única mulher vencedora da medalha de ouro do Royal Institute of British Architects, a arquiteta iraquiana Zaha Hadid faleceu na manhã de 31 de março de 2016 em Miami após sofrer um ataque cardíaco. Ela estava hospitalizada para tratar uma bronquite. Nascida em Bagdá em 1950, sempre foi uma desbravadora no mundo da arquitetura (ganhou o Pritzker em 2004) e do design, lançando móveis com a grife italiana Sawaya & Moroni, que a descobriu. Ela desenhou grandes projetos no mundo todo, entre eles o Centro de Arte Contemporânea em Cicinatti nos EUA; Centro Aquático de Londres; o MAXXI, o museu de arte italiana do século 21;  a Guangzhou Opera House na China e Heydar Aliyev Center no Azerbaijão. No ano passado, Zaha Hadid assinou seu primeiro projeto no Brasil. Relembre o trabalho da arquiteta:

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.