Passagens urbanas são tema de exposição no MCB

Do Instituto Cidade em Movimento (IVM), a mostra internacional já passou por Paris, Pequim, Barcelona e Buenos Aires

INDIA-WEATHER-TRAFFIC, de Prakash Singh INDIA-WEATHER-TRAFFIC, de Prakash Singh.

INDIA-WEATHER-TRAFFIC, de Prakash Singh. (Prakash Singh/Museu da Casa Brasileira (MCB))

A mobilidade urbana é o tema central de nova exposição do Museu da Casa Brasileira (MCB), em São Paulo.  Em cartaz de 17 de fevereiro a 8 de abril, Passagens – Espaço de Transição para a Cidade do Século XXI fala sobre espaços como túneis, escadarias, passarelas e pontes.

A mostra internacional, organizada pelo Instituto Cidade em Movimento (IVM), chega ao Brasil depois de passar por Paris, Pequim, Barcelona e Buenos Aires. Dividida em quatro áreas, Passagens destaca as barreiras de infraestrutura que dificultam ou impedem o movimento nas metrópoles.

Veja também

 (Photo12/Alamy/Museu da Casa Brasileira (MCB))

“O Museu da Casa Brasileira incentiva o debate sobre as formas de ocupação e apropriação do espaço urbano; assim sendo, uma exposição que apresenta as barreiras, e também as passagens das cidades, está diretamente ligada à nossa vocação. A iniciativa busca reforçar o debate sobre a mobilidade, que se tornou primordial na reflexão acerca dos centros urbanos”, afirma Miriam Lerner, diretora geral do MCB.

Dentro da exposição, cinco filmes tipo curta-metragem falam sobre passagens da África e uma instalação verde permitirá que os visitantes experimentem a mobilidade em diferentes contextos urbanos. Resultados de concursos de projetos de arquitetura feitos pelo IVM ao redor do mundo também serão expostos.

Veja também
Figure de L’Explorateur, de Katharina Lisanna. Figure de L’Explorateur, de Katharina Lisanna.

Figure de L’Explorateur, de Katharina Lisanna. (Katharina Lisanna/Museu da Casa Brasileira (MCB))

Quem quiser participar pode publicar no Facebook, Instagram ou Twitter fotos de passagens ou barreiras urbanas com a hashtag #mostrapassagens – algumas imagens serão selecionadas para fazer parte da mostra.

Serviço

O Museu da Casa Brasileira funciona de terça a domingo, das 10h às 18h. Os ingressos custam 10 reais (a meia-entrada custa R$ 5). Crianças de até 10 anos e os maiores de 60 anos são isentos. A visitação é gratuita aos finais de semana e feriados.

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s