
– (Reprodução/Designboom)
O estudante de arquitetura Gonzalo Nicolau desenvolveu um projeto de urbanismo que pode revolucionar o modo como as grandes cidades planejam os sistemas de produção agrícola. A ideia principal consiste na criação de um “porto alimentar” na baía de Havana, em Cuba, onde fosse possível reunir armazéns, parques e áreas destinadas à agricultura no mesmo espaço.

– (Reprodução/Designboom)
O argentino estudou a região da cidade onde hoje é uma plataforma de descarga obsoleta com antigos galpões em uma área industrial. As instalações já existentes no local seriam reaproveitadas e misturadas com novas construções sustentáveis, criando um grande zona portuária capaz de recuperar o ecossistema natural de Havana e de gerar novas oportunidades para a população cubana.

– (Reprodução/Designboom)
Localizado no centro da cidade, o porto teria conexão com as principais rotas marítimas de Cuba, além da integração com outros sistemas de transporte térreo e aéreo. A arquitetura proposta pelo estudante lembra os antigos galpões da baía e dos moinhos de açúcar.

– (Reprodução/Designboom)
Materiais como concreto armado, metais, madeira e materiais portuários obsoletos seriam usados para permitir a modulação do porto e construção sua no local, bem como o seu transporte.

– (Reprodução/Designboom)
Fonte: Designboom