
– (Reprodução/Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro)
O Cais do Valongo foi declarado nesta semana como Patrimônio da Humanidade da UNESCO durante a 41ª sessão do World Heritage Committee. Construído em 1811 pela Intendência Geral de Polícia da Corte do Rio de Janeiro, o Cais foi o principal porto de entrada de escravos no continente americano e é patrimônio cultural da cidade.
O local, que também integra a Rota dos Escravos da UNESCO e o Circuito Histórico e Arqueológico da Celebração da Herança Africana, foi reconhecido ao lado de outros dez lugares na Dinamarca, França, Alemanha, Irã, Polônia, Rússia e Croácia, Itália e Montenegro.

– (Reprodução/Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro)
Para integrar a lista da UNESCO, é necessário possuir valor universal excepcional e cumprir pelo menos um dos dez critérios de seleção, que incluem exigências como ser uma obra-prima do gênio criativo humano e/ou conter um testemunho único ou pelo menos excepcional de uma tradição cultural ou de uma civilização viva ou que tenha desaparecido.
Duas extensões também foram aprovadas neste ano: Strasbourg: de Grande-île à Neustadt, na França, e Bauhaus e seus locais em Weimar, Dessau e Bernau, na Alemanha.
Confira, abaixo, a lista completa dos novos integrantes da UNESCO’s World Heritage List:
1. Cais do Valongo (Brasil)
2. Cidade Histórica de Yazd (Irã)
3. Ilha Sagrada de Okinoshima e Locais Associados em Munakata (Japão)
4. Venetian Works of Defence, realizados entre os séculos 16 e 17 em Stato da Terra e no ocidente de Stato da Mar (atual Croácia, Itália e Montenegro)
5. Kujataa Greenland: fazendas nórdicas e dos inuítes na beira do Ice Cap (Dinamarca)
6. Taputapuātea (França)
7. Cavernas e Arte do Paleolítico nos Alpes Suábios (Alemanha)
8. Mina Tarnowskie Góry, de prata, chumbo e zinco, e seu sistema de gestão de água subterrâneo (Polônia)
9. Catedral e Monastério de Assunção em Sviyazhsk (Rússia)
10. Afrodísias (Turquia)
11. Lake District (Reino Unido)