Apartamento espaçoso com jardim dentro da sala

Este apê tem tanto espaço que a varanda vira campo de futebol. Nem parece que fica num prédio

Em primeiro plano, aparecem as poltronas Donna (Casual), de Gaetano Pesce, e Traffic (Firma Casa), de Konstantin Grcic. Ao fundo, a sala da TV, com sofá da Micasa e luminária de Claudia Troncon

Em primeiro plano, aparecem as poltronas Donna (Casual), de Gaetano Pesce, e Traffic (Firma Casa), de Konstantin Grcic. Ao fundo, a sala da TV, com sofá da Micasa e luminária de Claudia Troncon (Evelyn Müller/Revista CASA CLAUDIA)

Deixar a casa com quintal para viver em apartamento não foi uma decisão fácil. Mas, como a questão da segurança preocupava, o casal não viu outro jeito. Só não podia ser qualquer apê. “Quando entrei aqui e enxerguei todo o verde ao redor, percebi que havia encontrado o lugar. Ele fica no primeiro andar do prédio, pertinho da copa das árvores da rua”, conta a moradora.

Apartamento espaçoso com jardim dentro da sala As portas de vidro se recolhem todas para um mesmo lado e integram o living à varanda. O mesmo mármore do piso foi usado na construção de um banco próximo do parapeito, de onde os moradores curtem ainda mais a natureza – quase dá para tocar na copa das árvores da rua. A dupla de poltronas de frente para a foto leva a assinatura de Jorge Zalszupin

As portas de vidro se recolhem todas para um mesmo lado e integram o living à varanda. O mesmo mármore do piso foi usado na construção de um banco próximo do parapeito, de onde os moradores curtem ainda mais a natureza – quase dá para tocar na copa das árvores da rua. A dupla de poltronas de frente para a foto leva a assinatura de Jorge Zalszupin (Evelyn Müller/Revista CASA CLAUDIA)

Nem tudo, porém, era perfeito: o imóvel, de 330 m², na Vila Nova Conceição, em São Paulo, tinha a planta bem compartimentada. “Na primeira visita, já imaginei uma área social aberta e conectada ao exterior”, lembra Filipe Troncon, sócio de Carolina Mauro e Daniela Frugiuele no escritório Suite Arquitetos. “Ficou perfeito. Tem tanto espaço livre que meu filho joga futebol com os amigos na sala. As portas da varanda fazem as vezes de gol”, fala a proprietária aos risos.

Apartamento espaçoso com jardim dentro da sala Obras de Isidro Basco, Guto Lacaz e Claudio Tozzi decoram o pilar de concreto. À direita na foto, dá para ver o jardim de inverno, montado em caixas de aço corten pela Cenário Arquitetura da Paisagem

Obras de Isidro Basco, Guto Lacaz e Claudio Tozzi decoram o pilar de concreto. À direita na foto, dá para ver o jardim de inverno, montado em caixas de aço corten pela Cenário Arquitetura da Paisagem (Evelyn Müller/Revista CASA CLAUDIA)

O menino, de 9 anos, sabe que há apenas uma restrição: nada de chutar a bola nas obras de arte colecionadas pela mãe. Outra paixão da moradora, as louças ficam guardadas numa das portas mimetizadas num cubo de nogueira ripada, que ocupa boa parte do living e também dá acesso ao lavabo, à cozinha e à TV. A tonalidade média da madeira, além de sóbria, foi escolhida porque conversa com o concreto dos pilares, que marcam a posição das antigas paredes – como não era possível eliminá-los, eles viraram parte da arquitetura.

Apartamento espaçoso com jardim dentro da sala O morador pediu espaço para seus muitos livros. Ganhou estantes de chapas metálicas fininhas, que desaparecem em meio aos volumes. Nelson Felix é o autor do quadro, e o estúdio Nendo, do pufe com estampa geométrica. Piso da NPK Mármores

O morador pediu espaço para seus muitos livros. Ganhou estantes de chapas metálicas fininhas, que desaparecem em meio aos volumes. Nelson Felix é o autor do quadro, e o estúdio Nendo, do pufe com estampa geométrica. Piso da NPK Mármores (Evelyn Müller/Revista CASA CLAUDIA)

Na mesma toada sutil, os arquitetos elegeram o piso, de mármore white wood. “A pedra tem veios bem lineares e reforça o cinza. Não somos fãs de grandes contrastes”, aponta Filipe.

Apartamento espaçoso com jardim dentro da sala A sala de jantar combina mesa criada pelos arquitetos (a base leva latão e mármore, e o tampo, vidro) com cadeiras de madeira e veludo. De diferentes cores, os tecidos foram comprados na Donatelli e na JRJ. A entrada para a cozinha fica escondida no painel de nogueira da AG Movelaria. As portas de laca cinza, à esquerda, se abrem para a copa

A sala de jantar combina mesa criada pelos arquitetos (a base leva latão e mármore, e o tampo, vidro) com cadeiras de madeira e veludo. De diferentes cores, os tecidos foram comprados na Donatelli e na JRJ. A entrada para a cozinha fica escondida no painel de nogueira da AG Movelaria. As portas de laca cinza, à esquerda, se abrem para a copa (Evelyn Müller/Revista CASA CLAUDIA)

Veja também
Apartamento espaçoso com jardim dentro da sala O sofá de Marcus Ferreira (Decameron) traz um toque extra de verde à sala. As mesas de centro (Firma Casa) são de André Bastos e Guilherme Leite Ribeiro, do estúdio Nada Se Leva

O sofá de Marcus Ferreira (Decameron) traz um toque extra de verde à sala. As mesas de centro (Firma Casa) são de André Bastos e Guilherme Leite Ribeiro, do estúdio Nada Se Leva (Evelyn Müller/Revista CASA CLAUDIA)

Apartamento espaçoso com jardim dentro da sala A madeira ripada se repete no quarto principal. A luminária Tolomeo, que o casal já tinha, ajuda na leitura. A cabeceira leva couro da La Novitá. Na parede, o tom é o Pinheiro, da Suvinil

A madeira ripada se repete no quarto principal. A luminária Tolomeo, que o casal já tinha, ajuda na leitura. A cabeceira leva couro da La Novitá. Na parede, o tom é o Pinheiro, da Suvinil (Evelyn Müller/Revista CASA CLAUDIA)

Apartamento espaçoso com jardim dentro da sala Quadros de Mira Schendel decoram a parede. O sofá Suspenso, desenhado pelo trio do Suite Arquitetos, a mesinha da Passado Composto e o tapete da Botteh complementam o mix

Quadros de Mira Schendel decoram a parede. O sofá Suspenso, desenhado pelo trio do Suite Arquitetos, a mesinha da Passado Composto e o tapete da Botteh complementam o mix (Evelyn Müller/Revista CASA CLAUDIA)

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s