
Sobre a mesa de centro (Carbono), peça de metal da H2C Arquitetura e escultura de cerâmica de Nathalia Favaro. Tapete da Tok & Stok e suportes e plantas da Selvvva. Na parede, ilustrações da Society 6. (Evelyn Müller/Revista CASA CLAUDIA)
Este apartamento, de 90 m², localizado em Pinheiros, São Paulo, traduz a rotina agitada da advogada carioca Vanessa Muglia e sua irmã Patrícia, administradora. “Passamos pouco tempo aqui e conseguimos aproveitá-lo mais nos fins de semana, quando ficamos bastante na sala, assistindo TV ou lendo”, conta.

Na cozinha, há uma pequena mesa para o café da manhã. (Evelyn Müller/Revista CASA CLAUDIA)
Enquanto a pequena cozinha tem a medida exata para refeições rápidas, o estar ocupa a maior parte do espaço. No ambiente, a estante é a protagonista e se estende até a sala de jantar – o móvel foi justamente a base do projeto, assinado por Helena Camargo, do escritório H2C Arquitetura.

No alto da estante, a escultura de arame em forma de cachorro é da Marché Art de Vie. Objetos da Store House e da Dpot Objeto. (Evelyn Müller/Revista CASA CLAUDIA)
“A nova marcenaria surgiu da necessidade de aproveitar as peças que as moradoras trouxeram de outro apê”, explica a arquiteta. O desenho de linhas minimalistas, inspirado na escola Bauhaus, incorpora elementos soltos, como o aparador e os gaveteiros. Apesar disso, a transição entre o novo e o antigo é imperceptível.

almofada da Dpot Objeto. Cesto da Elisa Atheniense e mesa lateral e luminária da Marché Art de Vie.
Sobre a poltrona Butterfy (Carbono),
almofada da Dpot Objeto. Cesto da Elisa Atheniense e mesa lateral e luminária da Marché Art de Vie. (Evelyn Müller/Revista CASA CLAUDIA)
O mood suave do estilo escandinavo foi a referência para a decoração, que ganhou tons claros, muita madeira e móveis que não pesam. “Optamos por peças bem delicadas, como os apoios das plantas e a poltrona Butterfly do estar”, diz Helena.

Sobre o aparador (Tok & Stok), foi instalada uma estante nova, feita pela Girante Móveis. Mesa Gávea e cadeiras Ares, também da Tok & Stok. Na parede, obras de Mariana Tassinari (BG27). (Evelyn Müller/Revista CASA CLAUDIA)
A mesma pegada segue no décor da área íntima. Lá, o branco predomina e, num dos quartos, a porta de correr espelhada reflete a luz natural que vem de fora. Esse recurso ilumina ainda mais o ambiente. Tudo para criar um clima de sossego, ideal para receber as moradoras depois de um dia intenso de trabalho.

Cadeira da Tok & Stok e apoios de livros em formato de pregadores feitos pela H2C Arquitetura. (Evelyn Müller/Revista CASA CLAUDIA)

As portas de correr espelhadas escondem o banheiro na suíte de Vanessa. Almofadas da Codex Home. (Evelyn Müller/Revista CASA CLAUDIA)

Mesa lateral da Marché Art de Vie. (Evelyn Müller/Revista CASA CLAUDIA)

Luminária da Futura Iluminação, almofada da Elisa Atheniense e escultura de cacto da Store House. (Evelyn Müller/Revista CASA CLAUDIA)