Neste apê, as cores foram inspiradas na natureza carioca

Os tons foram pincelados pelo décor e trouxeram a dose de aconchego que faltava aos ambientes

Cores inspiradas na natureza do Rio de Janeiro foram pinceladas e trouxeram a dose de aconchego que faltava aos ambientes A tela de José Bechara (Lurixs) espalha os tons do mar pela sala. Sofá, poltronas e mesa de centro do Arquivo Contemporâneo.

A tela de José Bechara (Lurixs) espalha os tons do mar pela sala. Sofá, poltronas e mesa de centro do Arquivo Contemporâneo. (MCA Estúdio/Revista CASA CLAUDIA)

O apartamento, de uma família que se divide entre Rio de Janeiro e São Paulo, estava com a reforma pronta quando as arquitetas Patricia Landau e Carolina Escada, da Escala Arquitetura, entraram em cena.

Cores inspiradas na natureza do Rio de Janeiro foram pinceladas e trouxeram a dose de aconchego que faltava aos ambientes

 (MCA Estúdio/Revista CASA CLAUDIA)

A planta era bem dividida (360 m² e três suítes), mas, sem a decoração, os ambientes pareciam frios e sem vida. Quem passou o briefing para a transformação foi o filho dos proprietários – ele é o principal usuário do apê em suas temporadas cariocas e pediu mais personalidade e aconchego.

Cores inspiradas na natureza do Rio de Janeiro foram pinceladas e trouxeram a dose de aconchego que faltava aos ambientes A mesa da sala de jantar é um desenho antigo de Claudio Bernardes. Na parede, lâminas de peroba-do-campo. Cadeiras e tapete do Arquivo Contemporâneo. Tela de Burle Marx.

A mesa da sala de jantar é um desenho antigo de Claudio Bernardes. Na parede, lâminas de peroba-do-campo. Cadeiras e tapete do Arquivo Contemporâneo. Tela de Burle Marx. (MCA Estúdio/Revista CASA CLAUDIA)

Porém, queria que o piso de nanoglass branco, que já estava instalado na área social, fosse mantido. “Tivemos de driblar a frieza desse material. Por isso, sugerimos vestir as paredes com painéis de peroba-do-campo para conseguir um visual mais quente e optamos por um tapete que cobre quase toda a extensão da sala”, conta Carolina. “Depois, com as cores das obras de arte, dos tecidos e dos objetos, o décor ficou mais convidativo e charmoso”, completa.

Cores inspiradas na natureza do Rio de Janeiro foram pinceladas e trouxeram a dose de aconchego que faltava aos ambientes No home office, poltrona Jangada, de Jean Gillon, mesa Quilombo, de Arthur Casas, e cadeira de Ricardo Fasanello (Arquivo Contemporâneo).

No home office, poltrona Jangada, de Jean Gillon, mesa Quilombo, de Arthur Casas, e cadeira de Ricardo Fasanello (Arquivo Contemporâneo). (MCA Estúdio/Revista CASA CLAUDIA)

A madeira também mudou a cara do home office, que virou uma caixa revestida, quase um casulo, e ganhou uma composição de quadros e fotos da família. “Tivemos ainda o cuidado de posicionar o escritório num pedaço com vista para o mar e de integrá-lo à sala. A nova configuração ampliou as possibilidades de uso do living. Ele agora é um grande ponto de encontro para a família e os amigos”, diz Patricia.

Veja também
Cores inspiradas na natureza do Rio de Janeiro foram pinceladas e trouxeram a dose de aconchego que faltava aos ambientes Pinturas em nanquim de Claudia Melli e a escultura de Raul Mourão se destacam no corredor junto ao escritório.

Pinturas em nanquim de Claudia Melli e a escultura de Raul Mourão se destacam no corredor junto ao escritório. (MCA Estúdio/Revista CASA CLAUDIA)

A praia, logo em frente ao prédio, influenciou outras decisões do projeto. “Montamos uma cartela de cores que se relaciona com o clima e a luminosidade do Rio, com azuis, verdes e laranjas. Também criamos uma espécie de varanda num canto do estar, de frente para uma sequência de janelões”, conta Patricia.

Cores inspiradas na natureza do Rio de Janeiro foram pinceladas e trouxeram a dose de aconchego que faltava aos ambientes A cabeceira de linho traz conforto e funciona como apoio para os quadros. Mesa lateral da Quartos Etc. e luminária da Lumini.

A cabeceira de linho traz conforto e funciona como apoio para os quadros. Mesa lateral da Quartos Etc. e luminária da Lumini. (MCA Estúdio/Revista CASA CLAUDIA)

Nesse espaço, um espelho reflete a paisagem e a chaise com pufe, o sofá de madeira e o tapete sobreposto, que lembra uma esteira, garantem o clima relaxante. “Conseguimos privilegiar a elegância sem abrir mão da descontração. Essa mistura de estilos ajudou a deixar o apartamento mais gostoso”, finaliza ela.

Cores inspiradas na natureza do Rio de Janeiro foram pinceladas e trouxeram a dose de aconchego que faltava aos ambientes Na suíte do filho, a prancha de surfe se integra ao décor. Poltrona do Arquivo Contemporâneo e tapete kilim listrado da Galeria Hathi.

Na suíte do filho, a prancha de surfe se integra ao décor. Poltrona do Arquivo Contemporâneo e tapete kilim listrado da Galeria Hathi. (MCA Estúdio/Revista CASA CLAUDIA)

Cores inspiradas na natureza do Rio de Janeiro foram pinceladas e trouxeram a dose de aconchego que faltava aos ambientes Com jeito de sala de banho, o banheiro principal tem piso e parede de madeira, em contraste com os azulejos brancos.

Com jeito de sala de banho, o banheiro principal tem piso e parede de madeira, em contraste com os azulejos brancos. (MCA Estúdio/Revista CASA CLAUDIA)

Cores inspiradas na natureza do Rio de Janeiro foram pinceladas e trouxeram a dose de aconchego que faltava aos ambientes Detalhe irreverente: a foto de Rodrigo Sack ao lado da banheira.

Detalhe irreverente: a foto de Rodrigo Sack ao lado da banheira. (MCA Estúdio/Revista CASA CLAUDIA)

Siga CASA CLAUDIA no Instagram

 (Divulgação/CASA CLAUDIA)

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s