Apê de Daniel Senise no Rio é uma galeria particular

Obras do artista plástico e de amigos se destacam nas paredes brancas deste apartamento carioca

Obras do artista plástico e de amigos se destacam nas paredes brancas deste apartamento carioca No estar, ficam trabalhos de Angelo Venosa (à esq.) e Carla Guagliardi. As poltronas (Arquivo Contemporâneo) são de Jorge Zalszupin. Tapete da linha CASA CLAUDIA (Galeria Hathi) e almofadas da Trama Casa.

No estar, ficam trabalhos de Angelo Venosa (à esq.) e Carla Guagliardi. As poltronas (Arquivo Contemporâneo) são de Jorge Zalszupin. Tapete da linha CASA CLAUDIA (Galeria Hathi) e almofadas da Trama Casa. (André Nazareth/Revista CASA CLAUDIA)

Daniel Senise estudou engenharia, frequentou as aulas do Parque Laje, fez parte da Geração 80, formada ali, e virou artista plástico badalado. Porém gosta de brincar, dizendo que sua real vocação é para a arquitetura. Adora uma reforma, assume que sente o maior prazer em arrumar a casa e detesta espaços abarrotados. “Sou um minimalista, mas que preza a história e a personalidade”, diz.

Obras do artista plástico e de amigos se destacam nas paredes brancas deste apartamento carioca Um dos exemplares da série Violões, de Chiara Banf, se destaca na varanda, acima do sofá trazido de uma viagem a Tiradentes (MG). Abajur da Lumini e poltrona de
Joaquim Tenreiro.

Um dos exemplares da série Violões, de Chiara Banf, se destaca na varanda, acima do sofá trazido de uma viagem a Tiradentes (MG). Abajur da Lumini e poltrona de
Joaquim Tenreiro. (André Nazareth/Revista CASA CLAUDIA)

A estética limpa que aprecia se aproxima do visual de uma galeria de arte, com áreas livres e muito branco e luz natural. Para criar esse clima no apartamento em que vive com a mulher, a galerista Fabiola Ceni, e o filho Leo, 11 meses, no Arpoador, ele pediu à arquiteta Tania Chueke para quebrar paredes e redesenhar a planta.

Obras do artista plástico e de amigos se destacam nas paredes brancas deste apartamento carioca O arquiteto Lucas Senise, filho de Daniel, desenhou a cadeira em que o artista aparece sentado.

O arquiteto Lucas Senise, filho de Daniel, desenhou a cadeira em que o artista aparece sentado. (André Nazareth/Revista CASA CLAUDIA)

Ela incorporou a varanda à sala e interligou os demais espaços com generosas portas de correr. “Daniel gosta de olhar através. Detesta confinamento e ambientes compartimentados”, afirma. A fim de valorizar a amplitude, Tania não rebaixou o pé-direito e trocou a paginação diagonal dos tacos de peroba da sala por uma disposição reta. “Ficou mais simples e contemporâneo.”

Obras do artista plástico e de amigos se destacam nas paredes brancas deste apartamento carioca Sobre a mesa de centro, escultura de Angelo Venosa.

Sobre a mesa de centro, escultura de Angelo Venosa. (André Nazareth/Revista CASA CLAUDIA)

Poltronas de Joaquim Tenreiro e Jorge Zalszupin e um sofá inspirado no traço de Sergio Rodrigues são alguns dos garimpos de Daniel, que diz preferir o mobiliário assinado para compor o estilo neutro e elegante da decoração. “O bom design valoriza o acervo de arte contemporânea. Há um diálogo”, afirma ele, que, de vez em quando, troca os quadros de lugar.

Obras do artista plástico e de amigos se destacam nas paredes brancas deste apartamento carioca Escultura de Afonso Tostes e, ao fundo, tela de Daniel Senise. Mesa da Ovo e cadeiras da Novo Ambiente.

Escultura de Afonso Tostes e, ao fundo, tela de Daniel Senise. Mesa da Ovo e cadeiras da Novo Ambiente. (André Nazareth/Revista CASA CLAUDIA)

“Sempre compro obras novas, a coleção é dinâmica. Assim, o apartamento muda de cara. O que importa é que a base é simples e bem iluminada. Fica fácil de mexer”, explica. Segundo Fabiola, além de cuidar do visual dos ambientes, o artista também administra a casa com perfeição. “Ele organiza o dia a dia para que todas as peças se encaixem no seu universo estético”, conta.

Obras do artista plástico e de amigos se destacam nas paredes brancas deste apartamento carioca No quarto de Leo, a foto de Enrica Bernardelli retrata Zoe, filha de Daniel, e se
junta a uma tela recente do morador.

No quarto de Leo, a foto de Enrica Bernardelli retrata Zoe, filha de Daniel, e se
junta a uma tela recente do morador. (André Nazareth/Revista CASA CLAUDIA)

O próximo projeto do casal é reformar um apê de arquitetura modernista, recém-adquirido em São Paulo. Já que ambos vivem na ponte-aérea, ter um endereço carioca e outro paulistano será bem prático. “Daniel está feliz da vida com essa nova empreitada. É mais uma reforma a caminho”, finaliza a galerista.

Obras do artista plástico e de amigos se destacam nas paredes brancas deste apartamento carioca O móvel baixo, perto da janela, abriga escultura de Augusto Herkenhoff, livros e vaso do Gabinete Duilio Sartori.

O móvel baixo, perto da janela, abriga escultura de Augusto Herkenhoff, livros e vaso do Gabinete Duilio Sartori. (André Nazareth/Revista CASA CLAUDIA)

Obras do artista plástico e de amigos se destacam nas paredes brancas deste apartamento carioca O tapete de Marilá Dardot também é uma obra de arte e remete ao livro de J. D. Salinger. Foto de Mauro Restiffe.

O tapete de Marilá Dardot também é uma obra de arte e remete ao livro de J. D. Salinger. Foto de Mauro Restiffe. (André Nazareth/Revista CASA CLAUDIA)

Obras do artista plástico e de amigos se destacam nas paredes brancas deste apartamento carioca Na suíte, o tapete kilim traz um toque de cor, assim como a colcha e as almofadas de linho (Trama Casa). Na parede, pintura de Daniel Senise.

Na suíte, o tapete kilim traz um toque de cor, assim como a colcha e as almofadas de linho (Trama Casa). Na parede, pintura de Daniel Senise. (André Nazareth/Revista CASA CLAUDIA)

 (Divulgação/CASA CLAUDIA)

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

  1. Artesanei.com.br Shopping Artesanato top!

    Novo Shopping – Descubra fabricantes, designers independentes e empreendedores criativos de todos os lugares, tudo em um só lugar. https://artesanei.com.br

    Curtir