Apê recheado de obras de arte e peças assinadas no Rio

Móveis, painéis e até luminárias de madeira na cor natural fazem com que todos os ambientes falem a mesma linguagem neste apartamento

 (Denilson Machado / MCA Estúdio/Revista CASA CLAUDIA)

O apartamento de 300 m², a poucos passos da praia da Barra da Tijuca, foi comprado na planta. Logo que fecharam o negócio, os moradores chamaram Bruno Carvalho e Camila Avelar, da BC Arquitetos, parceiros de antigos projetos, para desenhar ambientes integrados e confortáveis.

Mesa e cadeiras de Jader Almeida (Arquivo Contemporâneo) e pendente de Maneco Quinderé. Na outra página, poltrona Diz, de Sergio Rodrigues (Way Design).

Mesa e cadeiras de Jader Almeida (Arquivo Contemporâneo) e pendente de Maneco Quinderé. Na outra página, poltrona Diz, de Sergio Rodrigues (Way Design). (Denilson Machado / MCA Estúdio/Revista CASA CLAUDIA)

Como a dupla conhece o estilo da família – que tem filhos pequenos e adora receber –, sabia que a linguagem precisava ser bem contemporânea. “Gostamos de paredes neutras e de ter muitas áreas para apoiar as obras de arte que colecionamos”, conta o proprietário. “Somos do tipo que escolhe cada móvel, garimpa antiguidades. Queríamos valorizar o nosso acervo, mas sem deixar de lado a descontração de uma casa com ar de praia, jovem e com crianças”, completa.

No estar, o aparador foi produzido pela Marcenaria Brumatti. Banco baixo Mucki, de Sergio Rodrigues. Vaso azul da Loja Teo
e esculturas de Florian Raiss (Galeria Lume). Luminária de piso de Tom Dixon (Lumini).

No estar, o aparador foi produzido pela Marcenaria Brumatti. Banco baixo Mucki, de Sergio Rodrigues. Vaso azul da Loja Teo
e esculturas de Florian Raiss (Galeria Lume). Luminária de piso de Tom Dixon (Lumini). (Denilson Machado / MCA Estúdio/Revista CASA CLAUDIA)

Ou seja, apesar de a arte ser importante, a ideia não era apostar no visual intocável das galerias. Os arquitetos responderam com uma marcenaria sob medida, que organiza os ambientes, cria o suporte para objetos e quadros e ainda propicia o aconchego do freijó no tom natural. “O aparador virou uma peça essencial na sala de estar, já que ocupa uma parede de ponta a ponta. Nas portas do móvel, a trama irregular tem uma cara artesanal, que deixa o living mais sofisticado”, explica Bruno.

Junto à cama (Artefacto), a parede foi forrada de papel acinzentado (Orlean) e ganhou o tríptico de fotos de Denilson Machado.

Junto à cama (Artefacto), a parede foi forrada de papel acinzentado (Orlean) e ganhou o tríptico de fotos de Denilson Machado. (Denilson Machado / MCA Estúdio/Revista CASA CLAUDIA)

A bancada de mármore calacata e os metais dourados (Deca) compõem o clima clássico no banheiro do casal.

A bancada de mármore calacata e os metais dourados (Deca) compõem o clima clássico no banheiro do casal. (Denilson Machado / MCA Estúdio/Revista CASA CLAUDIA)

O restante do mobiliário, assinado por feras como Sergio Rodrigues, Zanini de Zanine e Jader Almeida, reforça a presença da madeira ou exibe uma paleta de tons neutros. “Assim, a coleção de obras dos moradores ganha destaque”, diz o arquiteto.

A poltrona Serfa, de Zanini de Zanine (Way Design) defne o canto de leitura no escritório integrado à suíte. Banqueta da Quartos Etc e cortina de linho da Cortinaria. O piso é o mesmo em todo o ambiente: tauari da Parquet Nobre.

A poltrona Serfa, de Zanini de Zanine (Way Design) defne o canto de leitura no escritório integrado à suíte. Banqueta da Quartos Etc e cortina de linho da Cortinaria. O piso é o mesmo em todo o ambiente: tauari da Parquet Nobre. (Denilson Machado / MCA Estúdio/Revista CASA CLAUDIA)

 (Divulgação/CASA CLAUDIA)

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s