
A moradora, a diretora criativa Stephanie Wenk. (Renato Navarro/Revista CASA CLAUDIA)
Quem se atreveria a alugar um apartamento sem nem sequer visitá-lo antes? Com certeza, acontece muito raramente, mas foi o que a diretora criativa Stephanie Wenk fez.

Na parede da sala, obras de Daniel Albuquerque, Solange Pessoa e Tiago Mestre. Sofá da Micasa, mesa de Sergio Rodrigues e tapete da Phenicia Concept. (Renato Navarro/Revista CASA CLAUDIA)
Em busca de um lugar em São Paulo, ela recebeu uma indicação de um amigo, viu as fotos do apê e assinou o contrato – inclusive sem ter outra opção em vista. Mas há aqui um motivo especial: o arquiteto Felipe Hess morava ali e havia dado ao apê belos revestimentos e seu toque minimalista, pelo qual é conhecido.

O bar vintage, garimpado em um leilão do Copacabana Palace, e a obra de Joaquim Tenreiro vieram do pai de Stephanie. (Renato Navarro/Revista CASA CLAUDIA)
Recém-mudada do Rio de Janeiro, a carioca deixou para trás o espírito praiano e se integrou à alma urbana do apartamento. “Gosto de vários estilos e me adapto a cada um conforme a ocasião. Aqui, vesti minha identidade cosmopolita, apostei nos tons mais sóbrios e me desapeguei de tudo que não combinava com essa vibe”, conta ela.

Na estante, vasos italianos. Sobre a mesa, castiçais comprados em Paris. (Renato Navarro/Revista CASA CLAUDIA)
Na mudança, quase não vieram móveis. Só lembranças de viagens e livros. “Fiquei bem feliz quando entrei aqui e percebi que caberiam todos na estante.”

A estante foi rapidamente ocupada por seus livros de moda e arte. Tapete da By Kamy, sofá da Micasa e poltrona de Percival Lafer. (Renato Navarro/Revista CASA CLAUDIA)
Para o décor, ela escolheu peças de linhas limpas e a estética modernista, que conversam bem com o visual brutalista do lugar e a coleção de obras dela e do marido, o art advisor João Paulo Siqueira Lopes.

Obra de Carlos Amorales pendurada na viga. Na parede do fundo, composição fotográfica de Julio Bittencourt. (Renato Navarro/Revista CASA CLAUDIA)
Uma das coisas de que mais gosta no apartamento é a varanda, onde toma café da manhã enquanto responde e-mails de trabalho. Bem ali, ao lado, a copa das árvores toma conta da vista, “Por ser em um andar baixo, tenho esse privilégio”, diz.

Tapeçaria herdada da avó e rinoceronte comprado na Liberty, de Londres. (Renato Navarro/Revista CASA CLAUDIA)
Quando recebe gente em casa, às vezes acontece de um ou outro amigo que mora nas redondezas estar passando pela rua na hora e também querer participar da festa. “Eles ouvem o burburinho lá de baixo, me ligam e pedem para subir. Me divirto com isso.”

Cadeiras da Artesian e lustre da Passado Composto. Bonecas trazidas da África. (Renato Navarro/Revista CASA CLAUDIA)

Telas de Tania Candiani e poltrona da Verniz. (Renato Navarro/Revista CASA CLAUDIA)
https://artesanei.com.br
Artesanei – Novo Shopping – Descubra fabricantes, Designers independentes e empreendedores criativos de todos os lugares, tudo em um só lugar – Artesanei.com.br