Casa de uma empresária que se refugiou em São Bento do Sapucaí

Vera Ribeiro Masagão abandonou a capital paulista por esta casa charmosa e rodeada do verde no interior de São Paulo

À esquerda, a produção de azeite é uma sociedade entre Vera, o marido e a amiga Maria Cristina Vincentin. Nove mil oliveiras se espalham pela fazenda. À direita, o border collie Quincas acompanha Vera em todas as atividades.

À esquerda, a produção de azeite é uma sociedade entre Vera, o marido e a amiga Maria Cristina Vincentin. Nove mil oliveiras se espalham pela fazenda. À direita, o border collie Quincas acompanha Vera em todas as atividades. (Victor Affaro/Revista CASA CLAUDIA)

O caminho até a Fazenda Santo Antônio do Bugre já é uma atração por si só: a estradinha de terra batida serpenteia por riachos, cachoeiras, plantações e uma cartela de verdes sem fim até desembocar no topo de uma montanha. “Fiz esse percurso todos os fins de semana durante sete anos e, a cada vez, me apaixonava mais pelo lugar”, diz Vera Ribeiro Masagão.

O projeto de Marcelo Alvarenga, da Play Arquitetura, combina piso de tijolo com madeira rústica e venezianas azuis.

O projeto de Marcelo Alvarenga, da Play Arquitetura, combina piso de tijolo com madeira rústica e venezianas azuis. (Victor Affaro/Revista CASA CLAUDIA)

O encanto virou compromisso sério no ano passado, quando ela deixou para trás a carreira de professora e a presidência de uma ONG educativa em São Paulo e virou fazendeira em São Bento do Sapucaí, a quase 200 km da capital.

Conectada ao living, a sala de jantar também se integra à cozinha de estilo caipira.

Conectada ao living, a sala de jantar também se integra à cozinha de estilo caipira. (Victor Affaro/Revista CASA CLAUDIA)

Aqui, a 1,6 mil metros de altitude, Vera e o marido, Antônio Batista, ergueram sua casa e a fábrica de azeites Oliq. No dia a dia nas montanhas, a ex-professora se dedica integralmente à nova função: acompanha de perto o ciclo das oliveiras e o preparo do óleo, além de inspecionar a ordenha de leite e a produção de geleias.

A lareira ajuda a encarar o frio da serra. Decoração assinada pela arquiteta Carmela Vecchi.

A lareira ajuda a encarar o frio da serra. Decoração assinada pela arquiteta Carmela Vecchi. (Victor Affaro/Revista CASA CLAUDIA)

“Trabalho bastante, mas a qualidade de vida aumentou na mesma proporção”, fala. Com portas e janelas sempre abertas, a casa térrea, de 200 metros quadrados, reflete essa fase, focada em sossego e convívio com a natureza.

Lençóis da Dona Rosa Mineirices cobrem a cama herdada da bisavó de Antônio.

Lençóis da Dona Rosa Mineirices cobrem a cama herdada da bisavó de Antônio. (Victor Affaro/Revista CASA CLAUDIA)

Agora, só falta o marido abrir mão da cidade e se mudar também (por enquanto, Antônio vem somente nos dias de folga). “Ele está quase convencido”, garante.

Ramos de sapatinho-de-judia enfeitam a entrada.

Ramos de sapatinho-de-judia enfeitam a entrada. (Victor Affaro/Revista CASA CLAUDIA)

À esquerda, A capela ficou pronta neste ano, bem a tempo de celebrar o São João. À direita, junto à fábrica, a área de degustação recebe os visitantes do dia.

À esquerda, A capela ficou pronta neste ano, bem a tempo de celebrar o São João. À direita, junto à fábrica, a área de degustação recebe os visitantes do dia. (Victor Affaro/Revista CASA CLAUDIA)

 (Divulgação/CASA CLAUDIA)

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s