
O azul da fachada aparece iluminado pelo sol (Tuca Reinés/Revista CASA CLAUDIA)
O charme natural da Bahia tem um atrativo extra em Trancoso: o conjunto de construções coloridas erguidas ao redor da Igreja São João Batista dos Índios no século 16. Localizadas no Quadrado, praça que forma o centro histórico do vilarejo, elas parecem não sentir o avanço do tempo – e, inclusive, melhoram com o passar dos anos.

Piso, paredes e até o forro exibem combinações inusitadas. Poltrona e almofadas da Uxua Home e quadro de Marcelo Cipis (Tuca Reinés/Revista CASA CLAUDIA)
Que o diga a Casa das Artes, esta joia que o holandês Wilbert Das, do grupo Uxua Casa Hotel & Spa, restaurou pensando na turma que prefere curtir Trancoso hospedado numa antiga casinha de pescador (mas tendo à disposição mimos como um concierge).

Quando chega a noite, a bancada da cozinha aberta é iluminada pelo pendente da Cipó da Mata, de Trancoso (Tuca Reinés/Revista CASA CLAUDIA)
Quem fica aqui, além de aproveitar a praia, pode ver de perto as combinações originais propostas pelo designer. “Quis montar um espaço inusitado e diferente de todos os outros existentes nos arredores”, explica ele. Wilbert, de fato, conseguiu: as cores mais variadas aparecem no projeto, valorizadas pela luz natural, que entra sem pedir licença.

A escultura indígena, que representa um cocar, enfeita este trecho do corredor (Tuca Reinés/Revista CASA CLAUDIA)
Além da cartela capaz de misturar azul, verde, vermelho, amarelo e rosa num mesmo ambiente, chama a atenção o mix de peças únicas de mobiliário e obras de arte, assinadas tanto por artesãos nativos quanto por nomes conceituados – em sua maioria, as criações nasceram no programa de residência promovido pelo Uxua desde 2009, no qual artistas do mundo inteiro são convidados a produzir objetos tendo o vilarejo como inspiração.

Nos fundos da casa, o deque de madeira construído no jardim oferece um chuveirão e uma banheira antiga para se refrescar ao ar livre. A cadeira está a postos quando a ideia é lagartear por ali (Tuca Reinés/Revista CASA CLAUDIA)
O terreno, de 550 m², conta ainda com um pátio, em frente ao living, voltado para a badalação do Quadrado. Nos fundos, oferece a tranquilidade de um jardim cercado por pés de cacau. Ali, a banheira abraçada pelo deque de madeira e a varanda coberta, equipada com mesa de jantar, sofá e rede, sugerem relaxar no melhor estilo baiano.

No banheiro, predomina o verde. O piso de cimento queimado se espalha pela casa toda (Tuca Reinés/Revista CASA CLAUDIA)

Os quadros e a cadeira são da Uxua Home
Neste canto da cozinha, o umbral da porta ganhou destaque com o amarelo vibrante.
Os quadros e a cadeira são da Uxua Home (Tuca Reinés/Revista CASA CLAUDIA)

Para criar esta pintura na parede do quarto principal, o designer se inspirou nas casas de Burkina Faso, país no continente africano. O azul dos grafismos geométricos reaparece no tecido sobre a cama – já o dossel garante um toque acolhedor ao ambiente (Tuca Reinés/Revista CASA CLAUDIA)