Casa paulistana com décor que preza pela simplicidade

Aqui, a marcenaria, de linhas retas e elegantes, une os ambientes de estar em um grande espaço integrado

Aqui, a marcenaria, de linhas retas e elegantes, une os ambientes de estar em um grande espaço integrado Tapete e almofadas da Codex Home, mesas laterais e luminária da LS Selection e quadro da Urban Arts. Todo o mobiliário sob medida ficou a cargo da Marcenaria Morikawa.

Tapete e almofadas da Codex Home, mesas laterais e luminária da LS Selection e quadro da Urban Arts. Todo o mobiliário sob medida ficou a cargo da Marcenaria Morikawa. (Julia Ribeiro/Revista CASA CLAUDIA)

Não há sequer um traço de exagero na decoração desta casa de 310 m², localizada no Jardim Paulistano, em São Paulo. Dos revestimentos ao mobiliário, tudo tem um visual minimalista, na medida para o conforto dos moradores, um casal e seu filho pequeno.

Aqui, a marcenaria, de linhas retas e elegantes, une os ambientes de estar em um grande espaço integrado Fotos de Alessandra Rehder (galeria Andrea Rehder), tapete da Botteh, chaise de Fernando Jaeger e bowls de parede da Dpot Objeto.

Fotos de Alessandra Rehder (galeria Andrea Rehder), tapete da Botteh, chaise de Fernando Jaeger e bowls de parede da Dpot Objeto. (Julia Ribeiro/Revista CASA CLAUDIA)

“Eles queriam um projeto de reforma clean e aconchegante, com revestimentos rústicos”, diz a arquiteta Daniela Diniz, sócia de Giuliana Torre no escritório Bossa Arquitetura. Assim, os tijolos à vista que surgiram durante a retirada da alvenaria ganharam apenas uma pintura branca como acabamento.

Aqui, a marcenaria, de linhas retas e elegantes, une os ambientes de estar em um grande espaço integrado O baú é uma peça afetiva que já acompanha os moradores há alguns anos.

O baú é uma peça afetiva que já acompanha os moradores há alguns anos. (Julia Ribeiro/Revista CASA CLAUDIA)

Resultado: hoje têm espaço de honra no décor e ainda ajudam a destacar o piso de tacos original, restaurado durante a obra. “O contraste entre eles conversa bem com a marcenaria, a grande atração do projeto”, explica Daniela.

Aqui, a marcenaria, de linhas retas e elegantes, une os ambientes de estar em um grande espaço integrado Dupla de poltronas Paulistano, de Paulo Mendes da Rocha, mesa de centro da Incasa e lateral da Madeira de Lei. Na parede, gravura de Alfredo Volpi.

Dupla de poltronas Paulistano, de Paulo Mendes da Rocha, mesa de centro da Incasa e lateral da Madeira de Lei. Na parede, gravura de Alfredo Volpi. (Julia Ribeiro/Revista CASA CLAUDIA)

Outro material rústico usado pelas profissionais foi o concreto, que faz uma dobradinha elegante com a madeira clara e acompanha o desenho do aparador, que percorre toda a extensão do living. Com um ripado delicado nas portas, o móvel ganhou a companhia de prateleiras, que parecem flutuar sobre ele.

Veja também
Aqui, a marcenaria, de linhas retas e elegantes, une os ambientes de estar em um grande espaço integrado O sofá com pés de aço cortén foi desenhado pelas arquitetas. Almofadas da Codex Home e, na parede,
fotos de Beto Riginik.

O sofá com pés de aço cortén foi desenhado pelas arquitetas. Almofadas da Codex Home e, na parede,
fotos de Beto Riginik. (Julia Ribeiro/Revista CASA CLAUDIA)

Para completar essa atmosfera de sossego no meio da metrópole, os moradores pediram às arquitetas que o jardim ficasse sempre à vista, como se fizesse parte dos ambientes. Para isso, Daniela e Giuliana planejaram várias aberturas para a área externa, emolduradas em caixilhos pretos.

Aqui, a marcenaria, de linhas retas e elegantes, une os ambientes de estar em um grande espaço integrado Bancada de granito cinza andorinha jateado e torneira da linha Tube, da Deca.

Bancada de granito cinza andorinha jateado e torneira da linha Tube, da Deca. (Julia Ribeiro/Revista CASA CLAUDIA)

O grande espaço integrado foi outro desejo atendido e também a essência do projeto, onde não há paredes entre estar, jantar e home theater. “Para fazer as alterações estruturais necessárias, deixei as vigas metálicas aparentes. Elas se destacam na arquitetura e criam uma unidade visual com os caixilhos”, explica Daniela.

Aqui, a marcenaria, de linhas retas e elegantes, une os ambientes de estar em um grande espaço integrado A mesa de jantar com tampo de mármore carrara também foi desenhada pelas arquitetas e as cadeiras são do Herrero Antiquário. Luminária Jabuticaba, assinada por Ana Neute (Itens).

A mesa de jantar com tampo de mármore carrara também foi desenhada pelas arquitetas e as cadeiras são do Herrero Antiquário. Luminária Jabuticaba, assinada por Ana Neute (Itens). (Julia Ribeiro/Revista CASA CLAUDIA)

A estética minimalista norteou ainda a escolha dos móveis soltos. Entre as peças que seguem essa linha, está a dupla de poltronas Paulistano, assinada por Paulo Mendes da Rocha, e a mesa de jantar, desenhada pelas arquitetas. Tudo sem excessos, na medida exata do conforto da família.

Aqui, a marcenaria, de linhas retas e elegantes, une os ambientes de estar em um grande espaço integrado Escultura da LS Selection.

Escultura da LS Selection. (Julia Ribeiro/Revista CASA CLAUDIA)

 (Divulgação/CASA CLAUDIA)

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s