Dúplex em Recife mistura peças do design nacional e internacional

Arte popular, telas de artistas brasileiros e móveis antigos formam um mix único neste apartamento que fica no bairro de Boa Viagem

Dúplex em Recife mistura peças do design nacional e internacional A dupla de sofás Mole, do mestre Sergio Rodrigues, domina o home theater, no andar de cima. Os tocheiros barrocos, na mesa lateral, e a escultura articulada do século 19, na de centro, foram comprados do acervo de Carlos Augusto Lira. Na parede, obras de Cristina Canale, José Claudio e Eudes Mota.

A dupla de sofás Mole, do mestre Sergio Rodrigues, domina o home theater, no andar de cima. Os tocheiros barrocos, na mesa lateral, e a escultura articulada do século 19, na de centro, foram comprados do acervo de Carlos Augusto Lira. Na parede, obras de Cristina Canale, José Claudio e Eudes Mota. (Evelyn Müller/Revista CASA CLAUDIA)

Na reforma deste dúplex de 400 m², no bairro de Boa Viagem, a sinergia entre arquiteto e moradora foi total durante o desenrolar do projeto. “Somos amigos há muitos anos e temos interesses em comum”, diz a empresária Isabela Coutinho sobre Carlos Augusto Lira – ele também foi o autor do primeiro apartamento dela e do marido, no mesmo prédio.

Dúplex em Recife mistura peças do design nacional e internacional Na sala de estar, as poltronas Slow (Italica Casa), dos franceses Ronan e Erwan Bouroullec para a Vitra, contrastam com as peças de John Graz. Na mesa de centro de Arthur Casas, vasos de Jacqueline Terpins

Na sala de estar, as poltronas Slow (Italica Casa), dos franceses Ronan e Erwan Bouroullec para a Vitra, contrastam com as peças de John Graz. Na mesa de centro de Arthur Casas, vasos de Jacqueline Terpins (Evelyn Müller/Revista CASA CLAUDIA)

Durante a obra, várias paredes saíram de cena para ampliar as áreas de convivência. O casal, que tem quatro filhos e gosta de receber, sempre preferiu curtir os fins de semana em casa na companhia de parentes e amigos. Alguns móveis e o acervo de arte, paixão da moradora, acompanharam a família na mudança. De novidade, vieram os sofás Mole, as poltronas de Lina Bo Bardi, peças de design contemporâneo da loja de Isabela, a Italica Casa, e tesouros garimpados por Carlos Augusto.

Dúplex em Recife mistura peças do design nacional e internacional A mesa vintage de autoria desconhecida, que já pertenceu ao arquiteto, chama a atenção no primeiro piso

A mesa vintage de autoria desconhecida, que já pertenceu ao arquiteto, chama a atenção no primeiro piso (Evelyn Müller/Revista CASA CLAUDIA)

“Ele é um grande colecionador e me encanto com seus achados. Não sosseguei até ele me vender a exótica mesa da década de 1960, assim como fiz anos antes com um banco barroco, que fica hoje no home theater”, conta.

Dúplex em Recife mistura peças do design nacional e internacional Cães de Marcos de Sertânia e escultura de José Paulo

Cães de Marcos de Sertânia e escultura de José Paulo (Evelyn Müller/Revista CASA CLAUDIA)

A dona da casa e o arquiteto compartilham ainda o amor pela arte popular, uma das riquezas culturais de Pernambuco. “Isabela sabe dar valor a ela. Tem muita gente que só arrisca usar essas obras na praia ou no campo”, afirma Carlos Augusto. “Estou sempre consultando meu amigo sobre novas aquisições e onde colocá-las. Minha casa vai se transformando com o tempo: é um objeto que você traz de viagem, um toy art que compra numa loja, um novo quadro. Nada aqui é estático”, garante a moradora. Seu sonho do momento é o carrinho de chá de Jorge Zalszupin.

Dúplex em Recife mistura peças do design nacional e internacional No home theater, cadeiras Bolas de Latão (Arquivo Contemporâneo), de Lina Bo Bardi, e mesa lateral Jardim, de Jader Almeida (Italica Casa)

No home theater, cadeiras Bolas de Latão (Arquivo Contemporâneo), de Lina Bo Bardi, e mesa lateral Jardim, de Jader Almeida (Italica Casa) (Evelyn Müller/Revista CASA CLAUDIA)

Dúplex em Recife mistura peças do design nacional e internacional A estante de Jader Almeida (Italica Casa) expõe esculturas de Benício e mestre Fida, artistas populares pernambucanos. A sopeira pertencia à avó e os quadros são de Berredo

A estante de Jader Almeida (Italica Casa) expõe esculturas de Benício e mestre Fida, artistas populares pernambucanos. A sopeira pertencia à avó e os quadros são de Berredo (Evelyn Müller/Revista CASA CLAUDIA)

Dúplex em Recife mistura peças do design nacional e internacional Na sala de jantar, cadeiras Oscar, de Sergio Rodrigues, mesa Jet, de Guilherme Torres, e luminária Heracleum, da holandesa Moooi. Tudo da Italica Casa. Centros de mesa Volver, de Jacqueline Terpins, e tapeçaria de Luiz Hermano

Na sala de jantar, cadeiras Oscar, de Sergio Rodrigues, mesa Jet, de Guilherme Torres, e luminária Heracleum, da holandesa Moooi. Tudo da Italica Casa. Centros de mesa Volver, de Jacqueline Terpins, e tapeçaria de Luiz Hermano (Evelyn Müller/Revista CASA CLAUDIA)

Dúplex em Recife mistura peças do design nacional e internacional Poltrona e banquinho de papelão Wiggle, criados pelo arquiteto Frank Gehry para a Vitra (Italica Casa). Tela de Roberto Homem

Poltrona e banquinho de papelão Wiggle, criados pelo arquiteto Frank Gehry para a Vitra (Italica Casa). Tela de Roberto Homem (Evelyn Müller/Revista CASA CLAUDIA)

Dúplex em Recife mistura peças do design nacional e internacional Vidros da coleção Gargalos, de Brunno Jahara e Patricia Bagniewski

Vidros da coleção Gargalos, de Brunno Jahara e Patricia Bagniewski (Evelyn Müller/Revista CASA CLAUDIA)

 

 (Divulgação/CASA CLAUDIA)

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s