
– (Fran Parente/Divulgação)
Construído em um edifício do século XII em Paris, este estúdio de 19 metros quadrados ganhou um novo projeto, assinado em conjunto pelos escritórios CR2 Arquitetura e FGMF Arquitetos. A reforma resultou em uma casa mais funcional e prática, necessária em um espaço com metragem tão limitada.
LEIA MAIS: 5 projetos geniais com ambientes integrados para quem mora em apartamentos pequenos

– (Fran Parente/Divulgação)
O estúdio abriga os proprietários nas suas frequentes visitas à cidade e, quando não ocupado por eles, é alugado para turistas que buscam uma experiência menos convencional para conhecer a cidade. Por isso, o projeto foi pensado para suprir as duas necessidades de uso com uma decoração funcional e prática, mas também autêntica.

– (Fran Parente/Divulgação)
“A ideia era tornar o estúdio atrativo e, para isso, ele precisava ser prático, econômico e, de certo modo, neutro, capaz de se adequar a diferentes usuários”, explica a arquiteta Clara Reynaldo, da CR2 Arquitetura.

– (Fran Parente/Divulgação)
Entre as soluções adotadas para otimizar o espaço, a cozinha, que antes estava dentro de um armário, ficou completamente aberta e funcional. O antigo armário com portas deu lugar a uma estante aberta na cor cinza com poucos volumes fechados na cor branca: uma escrivaninha, armário para cabides e gavetões para roupa de cama.

– (Fran Parente/Divulgação)
A escolha dos móveis foi pensada de forma estratégica para reduzir o número deles ao mínimo, por isso, os arquitetos optaram por modelos compactos e versáteis. “Tudo se move, se transforma de alguma forma. Apenas o banheiro permanece fixo”, explica Lourenço Gimenes, do FGMF Arquitetos.

– (Fran Parente/Divulgação)