Natureza exuberante emoldura esta casa em Moçambique

Grandes aberturas transformam o verde em protagonista do projeto, que usa tons claros e texturas naturais

Elizabeth, a proprietária da casa, observa a paisagem. Elizabeth, a proprietária da casa, observa a paisagem.

Elizabeth, a proprietária da casa, observa a paisagem. (Greg Cox / Bureaux/Revista CASA CLAUDIA)

Localizada na região de Vilanculos, em Moçambique, esta casa é banhada por uma praia deserta de areia clara e folhagens fartas. Esse cenário paradisíaco foi o escolhido pelo casal Lloyd e Elizabeth e os dois filhos para construir seu refúgio de férias. “Assim que saímos do avião, sentimos o cheiro do lugar. É uma sensação incrível. Dobramos a barra das calças, andamos pela água e subimos em um barco que nos leva através da baía direto ao nosso paraíso”, conta Elizabeth.

Uma paisagem de natureza exuberante emoldura esta casa, numa praia paradisíaca de Moçambique. Uma paisagem de natureza exuberante emoldura esta casa, numa praia paradisíaca de Moçambique.

Uma paisagem de natureza exuberante emoldura esta casa, numa praia paradisíaca de Moçambique. (Greg Cox / Bureaux/)

Os móveis foram transportados até a casa por meio de pequenos barcos. Estofados da Vogel Design e peças de vime da Weylandts. Os objetos são de artistas locais. Os móveis foram transportados até a casa por meio de pequenos barcos. Estofados da Vogel Design e peças de vime da Weylandts. Os objetos são de artistas locais.

Os móveis foram transportados até a casa por meio de pequenos barcos. Estofados da Vogel Design e peças de vime da Weylandts. Os objetos são de artistas locais. (Greg Cox / Bureaux/Revista CASA CLAUDIA)

Depois de encontrar o terreno ideal, os proprietários contrataram o arquiteto Andrew Makin, do escritório Design Workshop: SA, para transformar os desejos da família em realidade. Enquanto discutiam as ideias para a casa, Makin desenhou um esboço na areia. “Pensamos em investir em um projeto linear, feito de uma série de pavilhões ligados por um piso flutuante”, explica o profissional. Entre o rascunho e a construção, algumas mudanças aconteceram. “A princípio, a sala de estar estava no meio, mas, no projeto final, o ambiente foi para a extremidade”, complementa.

A bancada sob medida da cozinha foi produzida pela Oyster. Nas prateleiras, louças da Wonki Ware. A bancada sob medida da cozinha foi produzida pela Oyster. Nas prateleiras, louças da Wonki Ware.

A bancada sob medida da cozinha foi produzida pela Oyster. Nas prateleiras, louças da Wonki Ware. (Greg Cox / Bureaux/Revista CASA CLAUDIA)

O telhado é feito de folhas de jekka, uma espécie de palmeira da região. O telhado é feito de folhas de jekka, uma espécie de palmeira da região.

O telhado é feito de folhas de jekka, uma espécie de palmeira da região. (Greg Cox / Bureaux/Revista CASA CLAUDIA)

O sofá e as almofadas da área externa foram produzidos com tecidos resistentes a sol e chuva. O sofá e as almofadas da área externa foram produzidos com tecidos resistentes
a sol e chuva.

O sofá e as almofadas da área externa foram produzidos com tecidos resistentes
a sol e chuva. (Greg Cox / Bureaux/Revista CASA CLAUDIA)

Criar as sensações de privacidade e introspecção foi outra preocupação do arquiteto ao desenhar a casa. Para isso, todos os quartos foram posicionados com vista para o mar e têm portas individuais para a área externa. “Ficar um pouco sozinho é importante porque a solidão aumenta o sentimento de estar conectado com a natureza”, explica o arquiteto. Finalizada a construção, o décor foi encomendado a Mario Rodrigues e Andrew Irving, do escritório Interdeco. “Com grandes aberturas, a sala funciona como uma varanda coberta”, explica Mario.

Aberto à paisagem, o quarto possui a cama suspensa do chão, desenhada pelo arquiteto. Aberto à paisagem, o quarto possui a cama suspensa do chão, desenhada pelo arquiteto.

Aberto à paisagem, o quarto possui a cama suspensa do chão, desenhada pelo arquiteto. (Greg Cox / Bureaux/Revista CASA CLAUDIA)

Integrado ao quarto, o banheiro tem ducha a céu aberto. Integrado ao quarto, o banheiro tem ducha a céu aberto.

Integrado ao quarto, o banheiro tem ducha a céu aberto. (Greg Cox / Bureaux/Revista CASA CLAUDIA)

Dentro e fora, o mobiliário segue um estilo rústico e aconchegante, que resulta em ambientes bem informais – há muito vime e madeira, além de tecidos de toque natural, como o linho. As pitadas de cor surgiram a pedido de Elizabeth, porém a ideia foi fugir dos tradicionais tons de casa de praia, como verde e turquesa. Assim, o laranja aparece com destaque em almofadas e estofados, trazendo calor ao restante da paleta. “Seguimos o mantra ‘menos é mais’ ao longo de todo o projeto e, por isso, evitamos muitos detalhes e ornamentos”, conta Mario. A decoração é simples e valoriza as texturas naturais para dialogar com a beleza da paisagem. “Gosto do minimalismo, mas não abro mão do conforto”, diz Elizabeth.

Entre a casa e a faixa de vegetação, o deque com piscina é mais um ambiente de relaxamento. A cobertura garante a sombra na piscina e protege os moradores do calor. Entre a casa e a faixa de vegetação, o deque com piscina é mais um ambiente de relaxamento. A cobertura garante a sombra na piscina e protege os moradores do calor.

Entre a casa e a faixa de vegetação, o deque com piscina é mais um ambiente de relaxamento. A cobertura garante a sombra na piscina e protege os moradores do calor. (Greg Cox / Bureaux/Revista CASA CLAUDIA)

Pôr do sol na praia na região de Vilanculos. Pôr do sol na praia na região de Vilanculos.

Pôr do sol na praia na região de Vilanculos. (Greg Cox / Bureaux/Revista CASA CLAUDIA)

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s