
– (Ricardo Bassetti/Figueiredo Fischer Arquitetos)
Gustavo Figueiredo e e Livia Fischer, do escritório Figueiredo e Fischer Arquitetos, aproveitaram toda a experiência do casal para projetarem, juntos, o apartamento onde vivem no bairro de Higienópolis, em São Paulo. Com 160 metros quadrados, o espaço ocupa um prédio construído na década de 1950 e ainda não tinha passado por uma reforma.

No living, destaque para o sofá Lovers, da MI Casa, tapete Santa Mônica e mesas laterais do Antiquário Herrero. (Ricardo Bassetti/Figueiredo Fischer Arquitetos)

O painel de freijó da Madecor Móveis ampara o quadro assinado por João Migotto. Um dos clássicos do design, a poltrona Costela, de Martin Eisler, também é destaque no living. (Ricardo Bassetti/Figueiredo Fischer Arquitetos)
“Reformamos o apartamento inteiro. O prédio tem 60 anos, então tudo era muito antigo e estava muito velho. Colocamos ele abaixo, toda parte de encanamento e revestimentos foram trocadas. Por ser um apartamento antigo, não tinha nenhuma suíte e existiam apenas dois banheiros que davam para o corredor. A cozinha, por sua vez, era grande, mas mau distribuída”, relembra o casal.

O bar foi projetado pelos próprios arquitetos e recebeu um revestimento de carvalho ebanizado e um espelho fumê. O piso é um Taco Palito Comaru, da RB Pisos de Madeira. (Ricardo Bassetti/Figueiredo Fischer Arquitetos)

– (Ricardo Bassetti/Figueiredo Fischer Arquitetos)
Eles adoram receber amigos e familiares em casa, por isso, queriam que o novo apê fosse mais acolhedor e amplo. As áreas sociais foram integradas para deixar o uso mais prático no dia a dia, além de deixar o espaço mais otimizado e versátil. “Costumamos dizer que o apartamento é feito para ser usado em todas as partes e da melhor forma, assim aproveitamos todos os espaços”.

– (Ricardo Bassetti/Figueiredo Fischer Arquitetos)

– (Ricardo Bassetti/Figueiredo Fischer Arquitetos)
Gustavo e Livia repaginaram o projeto incorporando painéis de madeira na decoração. A composição ajuda a criar ambientes elegantes e modernos. “Gostamos muito de usar madeira e itens que não cansam e nem saem de moda. Assim, o apartamento fica sempre atual e arrojado”, afirmam os arquitetos.

A sala de jantar foi equipada com uma mesa desenhada pelo próprio casal e cadeiras Helga, do estúdio bola. Destaque para a dupla de luminárias da Diesel. (Ricardo Bassetti/Figueiredo Fischer Arquitetos)
Além da elegância, os painéis ajudam a refinar o acabamento dos ambientes, deixando eles mais leves e menos carregados ao esconderem as portas de acesso ao lavabo e às áreas íntimas. Já o projeto de iluminação é bem detalhado e destaca os espaços sem ter uma luz direta. A janela grande do home theater tira o melhor proveito da iluminação natural, iluminando também o living e a sala de jantar.

– (Ricardo Bassetti/Figueiredo Fischer Arquitetos)
“Toda a marcenaria foi desenha por nós, cada detalhe para aproveitarmos os espaços e deixar a peça funcional também. O aparador chanfrado suspenso, que tem nossa identidade, da um ar de leveza e nesse caso foi desenvolvido em inox escovado. Móveis ripados também é uma identidade que trazemos sempre em nossos projetos”, explica o casal, que elegeu o painel de madeira freijó predominante no apartamento como o grande destaque do projeto.

Na suíte principal, as paredes foram revestidas com seixos da Palimann, enquanto a bancada foi feita em limestone Baiteg Blue, fornecido pela Itaarte (Ricardo Bassetti/Figueiredo Fischer Arquitetos)