Paleta sóbria domina o apê do arquiteto Carico em BH

Carlos Alexandre Dumont já havia morado neste apartamento. Depois de uma temporada longe, decidiu voltar e trouxe seu estilo elegante aos espaços

Carlos Alexandre Dumont já havia morado neste apartamento. Depois de uma temporada longe, decidiu voltar e trouxe seu estilo elegante aos espaços Os janelões deixam ver o parque em frente. Carico desenhou a mesa de centro, e Mies van der Rohe, as poltronas Barcelona (ao fundo).

Os janelões deixam ver o parque em frente. Carico desenhou a mesa de centro, e Mies van der Rohe, as poltronas Barcelona (ao fundo). (Daniel Mansur/Revista CASA CLAUDIA)

Uma década e meia atrás, a tranquilidade dos condomínios de Nova Lima, a cerca de 30 km de Belo Horizonte, conquistou o arquiteto Carlos Alexandre Dumont, o Carico, e sua mulher, a designer Elisa Atheniense, que saíram deste apê, de 230 m², em busca de mais sossego.

Carlos Alexandre Dumont já havia morado neste apartamento. Depois de uma temporada longe, decidiu voltar e trouxe seu estilo elegante aos espaços O aparador de aço e madeira guarda o pássaro de Ray e Charles Eames e vasos em forma de gato (Kosta Boda).

O aparador de aço e madeira guarda o pássaro de Ray e Charles Eames e vasos em forma de gato (Kosta Boda). (Daniel Mansur/Revista CASA CLAUDIA)

Só que a região cresceu, o fluxo de carros também, e pegar a estrada para chegar ao trabalho na capital todos os dias virou uma dor de cabeça. Para fugir do trânsito, eles resolveram voltar a viver no prédio, que também tem lá os seus encantos: fica numa ruazinha pouco movimentada do bairro Sion e de frente para um parque.

Veja também
Carlos Alexandre Dumont já havia morado neste apartamento. Depois de uma temporada longe, decidiu voltar e trouxe seu estilo elegante aos espaços Lourene Costa assina a obra sob o banco no hall. Tela de André Pena.

Lourene Costa assina a obra sob o banco no hall. Tela de André Pena. (Daniel Mansur/Revista CASA CLAUDIA)

Tão perto da natureza que as árvores parecem fazer parte do décor, quase todo pensado pelo arquiteto. “Até dei meus palpites na ambientação, mas deixei a tarefa para o Carico, que tem mais jeito com isso”, fala Elisa. Ele também tomou a frente na reforma, quando dois dos quatro quartos saíram de cena para aumentar a suíte máster e criar uma sala de TV.

Carlos Alexandre Dumont já havia morado neste apartamento. Depois de uma temporada longe, decidiu voltar e trouxe seu estilo elegante aos espaços O morador aproveita o sossego para ler.

O morador aproveita o sossego para ler. (Daniel Mansur/Revista CASA CLAUDIA)

Na decoração, entraram muitas peças de design – várias delas com a assinatura do próprio Carico e de Elisa, que, famosa por bolsas e outros acessórios de moda, agora também desenvolve coleções para a casa.

Carlos Alexandre Dumont já havia morado neste apartamento. Depois de uma temporada longe, decidiu voltar e trouxe seu estilo elegante aos espaços É de Gabriela Machado a tela na parede (Galeria Celma Albuquerque), ao lado da luminária de Achille Castiglioni.

É de Gabriela Machado a tela na parede (Galeria Celma Albuquerque), ao lado da luminária de Achille Castiglioni. (Daniel Mansur/Revista CASA CLAUDIA)

Mas há espaço, claro, para outros nomes: Ray e Charles Eames, Achille Castiglioni e Mies van der Rohe, todos donos de um traço elegante como o do morador. Não que a forma seja o apelo mais importante aqui – a preocupação do casal foi juntar itens que falem de seus 20 anos juntos.

Veja também
Carlos Alexandre Dumont já havia morado neste apartamento. Depois de uma temporada longe, decidiu voltar e trouxe seu estilo elegante aos espaços A mesa da Hermes Ebanesteria tem 5 m de comprimento.

A mesa da Hermes Ebanesteria tem 5 m de comprimento. (Daniel Mansur/Revista CASA CLAUDIA)

Daí a ideia de pendurar numa parede um tapete comprado durante a lua-de-mel na Índia ou preencher outro canto com uma lembrança trazida do Camboja. Propositais ou não, as combinações deram certo e resultaram num estilo leve e sofisticado, em que se destacam ainda cores claras e muitas obras de arte.

Carlos Alexandre Dumont já havia morado neste apartamento. Depois de uma temporada longe, decidiu voltar e trouxe seu estilo elegante aos espaços Em primeiro plano, obra de José Bento.

Em primeiro plano, obra de José Bento. (Daniel Mansur/Revista CASA CLAUDIA)

O cenário, além de encher os olhos, facilita a vida de Elisa e Carico, que antes mal conseguiam aproveitar a casa em Nova Lima e agora têm tempo até de vir aqui na hora do almoço e curtir o sossego que tanto queriam.

Carlos Alexandre Dumont já havia morado neste apartamento. Depois de uma temporada longe, decidiu voltar e trouxe seu estilo elegante aos espaços Na suíte principal, o painel de ráfia atrás da cama e as mantas e almofadas são da coleção Elisa Atheniense Home.

Na suíte principal, o painel de ráfia atrás da cama e as mantas e almofadas são da coleção Elisa Atheniense Home. (Daniel Mansur/Revista CASA CLAUDIA)

Veja também:

 (Divulgação/CASA CLAUDIA)

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

  1. Novo Shopping – Descubra fabricantes, designers independentes e empreendedores criativos de todos os lugares, tudo em um só lugar. https://artesanei.com.br

    Curtir