Paraíso particular em casa descontraída

A casa de praia onde a empresária Traudi Guida recarrega as energias, em Ilhabela, foi repaginada e ganhou um anexo com cozinha gourmet

1-paraiso-particular-em-casa-descontraida

 (Evelyn Müller/Revista CASA CLAUDIA)

Quando chega o fim de semana, a empresária Traudi Guida não vê a hora de ligar o carro, reunir as amigas e pegar a estrada para Ilhabela, no litoral de São Paulo. É lá que construiu seu refúgio à beira-mar, onde curte a companhia de quem mais gosta e recarrega as energias. “Esse lugar é meu paraíso no mundo”, conta. A configuração atual do espaço nasceu da junção de três terrenos – a construção principal foi erguida há mais de 30 anos. De lá para cá, os novos desejos da família estimularam as ampliações. “Traudi sempre gostou de ver a casa cheia, ficar rodeada dos amigos dela e dos filhos. Por isso, a cozinha gourmet, que é um ponto de encontro, aumentou e ganhou destaque na reforma mais recente”, explica a designer de interiores Suzana Schermann, autora do projeto. O maior desafio da profissional foi traduzir o estilo marcante da empresária, fundadora da Le Lis Blanc e atualmente dona da loja Souq, em que combina moda e decoração com uma pegada étnica e descontraída. Os ambientes da casa refletem esse espírito. “Trabalho com Traudi há 11 anos e a conheço bem. Apesar de ter muita personalidade, ela é chique de um jeito simples”, explica.

O branco predomina no estar para dar destaque ao mobiliário. Tapete da By Kamy, poltrona da Juliana Benfatti e tecidos da Celina Dias. A tapeçaria ficou a cargo da Arte Markante.

2-paraiso-particular-em-casa-descontraida

 (Evelyn Müller/Revista CASA CLAUDIA)

O tecido da parede faz parte dos garimpos de Traudi. Pratos e potiches de Juliana Benfatti.

3-paraiso-particular-em-casa-descontraida

A cesta em formato de zebra foi trazida de uma viagem.

4-paraiso-particular-em-casa-descontraida

 (Evelyn Müller/Revista CASA CLAUDIA)

Mesa antiga de bambu (Juliana Benfatti) e arranjo de fores de Alessandra Aliperti.

5-paraiso-particular-em-casa-descontraida

 (Evelyn Müller/Revista CASA CLAUDIA)

A varanda coberta é o espaço preferido da empresária Traudi Guida nos dias chuvosos. Poltrona Butterfy da Micasa e vaso de Juliana Benfatti.

6-paraiso-particular-em-casa-descontraida

 (Evelyn Müller/Revista CASA CLAUDIA)

O deque à beira da piscina é onde a empresária curte o mar e o pôr do sol, cercada pelo jardim assinado pelo paisagista Alex Hanazaki. Espreguiçadeiras da Casual Móveis.

A estrutura aparente do teto, o branco das paredes e os revestimentos rústicos, como tijolos e pedras, lembram uma típica casa praiana, como era o desejo de Traudi. Na decoração, o clima segue despojado e as combinações fogem do óbvio graças ao uso dos achados da proprietária. Ela é apaixonada por tecidos e guarda num baú modelos de visual étnico comprados em viagens a vários cantos do mundo. “Foi desse acervo que saíram xales e almofadas”, conta Suzana. Na área externa, um jardim exuberante, assinado por Alex Hanazaki, emoldura a casa. “As espécies são muito variadas, com diferentes cores, formas e texturas. De todos os ângulos, é possível ter perspectivas incríveis e, conforme caminhamos, novos cenários vão surgindo”, explica o paisagista. Entre as espécies exóticas que ele usou, estão os asiáticos pândanos, cicas e alocásias, ao lado das tropicais helicônias e alpínias. Em dias ensolarados, Traudi costuma arrumar a mesa ao ar livre para reunir seus convidados, combinando pratos e copos bem coloridos. “Adoro curtir minha casa e meu jardim cercada pela família e pelos amigos. Aqui é meu refúgio de paz”, conta.

7-paraiso-particular-em-casa-descontraida

 (Evelyn Müller/Revista CASA CLAUDIA)

No teto, o forro de bambu ajuda a aquecer o visual. Os tapetes (By Kamy) definem o estar com poltronas e sofá coloridos. Modelo foral assinado por Sig Bergamin.

10-paraiso-particular-em-casa-descontraida

 (Evelyn Müller/Revista CASA CLAUDIA)

Mais compras de viagens: bules de metal formam esta composição na cozinha.

9-paraiso-particular-em-casa-descontraida

 (Evelyn Müller/Revista CASA CLAUDIA)

Mesa e cadeiras do Studio N Mobili.

8-paraiso-particular-em-casa-descontraida

 (Evelyn Müller/Revista CASA CLAUDIA)

Na área externa, mesa arrumada com copos e pratos da Souq, a loja de Traudi.

11-paraiso-particular-em-casa-descontraida

 (Evelyn Müller/Revista CASA CLAUDIA)

Cerâmicas azuis (Euroville) trazem a atmosfera de praia ao banheiro da suíte.

12-paraiso-particular-em-casa-descontraida

 (Evelyn Müller/Revista CASA CLAUDIA)

No quarto, almofadas e banco com tecidos da Celina Dias. Tapete da By Kamy e mesinhas da Juliana Benfatti.

banner_goto

 (/)

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s